Termos Técnicos em Eventos Digitais

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Nessa nova era de eventos online, muitos termos são usados que acabam gerando dúvidas sobre o que é, ainda mais que muitos deles são termos em inglês.

Neste artigo traremos os principais termos técnicos para te ajudar a entender os bastidores dos eventos online.

GC – é a legenda que aparece embaixo da tela com a descrição do nome ou ainda de um comentário ou ainda a chamada para um outro assunto, serve apenas para complementar a fala do apresentador ou ainda identificar a pessoa que está aparecendo na tela.

Cartela – é a imagem que aparece na transição de uma tela para a outra ou de um apresentador para outro, ou ainda quando o sinal da transmissão sai do ar, ela é usada para informar os telespectadores.

Vinheta – é o vídeo curto animado – geralmente de até 60 segundos – para a abertura do evento, transição de conteúdo ou ainda para o encerramento do evento.

Background – é a imagem que aparecerá no fundo da tela de transmissão do apresentador.

Audiência – são as pessoas que se encontram conectadas online durante a transmissão.

Break – pausa entre as atividades que estão sendo realizadas-

Break-room – salas virtuais utilizadas para realizar dinâmica entre grupos menores de participantes.

Chroma Key – conhecido também como tela verde, com ela é possível  colocar uma imagem sobre uma outra por meio do anulamento de uma cor padrão.

Sonoplasta – é a pessoa que trabalha com efeitos especiais durante o evento, colocando fundos sonoros, editando áudio de trilhas sonoras, música, vinhetas, etc. 

Embedar – ou “embed” é uma palavra em inglês que significa “incorporar”, ou seja, por meio de um código HTML, é possível incorporar conteúdo de terceiros no próprio site do evento ou na plataforma de transmissão.

Streaming – é a tecnologia que transmite dados através da internet sem a necessidade de baixar o conteúdo em um dispositivo.

Live Streaming – é a transmissão ao vivo de dados pela internet, em áudio ou em vídeo.

On Demand – é o conteúdo disponibilizado sob demanda, ou seja, a pessoa consegue ver ou ouvir aquele conteúdo sem a necessidade dele estar em tempo real.

Podcast – mídia em formato de áudio distribuída por canais de streaming de áudio.

Roteiro técnico – é o documento que orienta toda a equipe no backstage, onde consta todas as informações que acontecerão durante a transmissão do evento, com informações detalhadas sobre os tempos de fala do apresentador e ainda os conteúdos que aparecerão na tela.

MC – mestre de cerimônia, é o apresentador que irá conduzir o evento.

Moderador – a pessoa que irá intermediar a conversa, seja ela durante a transmissão ou ainda no chat.

Roteiro – é o documento que orienta toda a equipe no backstage durante a fala do apresentador e a forma que será contado a história para os participantes. 

Zoom – plataforma de transmissão, com ela é possível também criar salas de interação.

Backstage – se refere a todas as pessoas e coisas que estão nos bastidores e não são visíveis para o público.

Termo de referência – é o conjunto de necessidade que o evento tem, nele são descritos todos os serviços necessários para contratação e realização de um evento.

Sua empresa irá realizar um evento? Conte com a MS Eventos, uma consultoria especializada em eventos presenciais,  online e híbridos, entre em contato e vamos juntos criar experiências memoráveis!

Atendemos em todo o Brasil!

CNPJ: 30.682.847/0001-64

©2020 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.