Experiências Imersivas nos Eventos

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Criar experiências imersivas nos eventos é o que toda a marca busca para atrair a atenção dos participantes e melhorar o relacionamento com o seu público.

Desenhar uma estratégia que leve o seu público a vivenciar uma experiência imersiva é a forma mais eficaz de gerar engajamento no público, ainda mais em tempos de Eventos Digitais, onde facilmente as pessoas podem abrir uma segunda aba no navegador para fazer outras atividades.

Isso sem falar dos fatores externos além do evento, como criança chamando, cachorro latindo, ou mesmo pela fadiga do zoom em ficar tantas horas em frente ao computador. Em outras palavras, são tantos os fatores que podem competir com a atenção do público que é preciso desenhar ações que façam sentido para os participantes e estejam alinhadas com a sua marca.

Um dos primeiros pontos que quero trazer é sobre o fato destas ações serem centradas nos stakeholders do seu evento, de nada adianta criar atividades no achismo que dificilmente gerará resultados positivos. Pode até parecer um discurso clichê, ainda mais porque as empresas estão a todo o custo tentando engajar seus participantes com recursos de enquete e chat – É algo válido? Sim – mas o que as pessoas querem é se sentir pertencentes, ou seja, elas querem não apenas fazer parte mas saber que a opinião delas é levada em consideração.

Esse discurso se baseia justamente na nossa experiência em desenhar eventos digitais, percebemos que quando as pessoas estão engajadas elas acabam vivenciando a jornada proposta no evento, fazendo com que elas mergulhem nesta experiência imersiva que o evento propõe. 

Outro ponto a ser levado em consideração são as experiências sensoriais, que estão ligadas aos sentidos das pessoas, experiências onde os participantes usam um óculos de ambiente 4D que gera além de sons, calor e um cheiro virtual, são algumas das ações que a tecnologia pode nos oferecer.

Em UX e UI, o design é cem por cento focado no usuário, que no caso dos eventos são os participantes, para desenhar estas experiências usamos as ferramentas do Design Estratégico para Eventos para criar experiências imersivas, que vão além do uso de tecnologia, realidade aumentada, entre outras opções tecnológicas disponíveis no mercado.

Não quer dizer que somos contra usar essas ferramentas tecnológicas, mas acreditamos que elas serão aliadas quando estiverem alinhadas com a dor da persona do evento, esse sempre será o primeiro passo para o sucesso de qualquer experiência, criar ações dentro do evento onde o foco sejam as pessoas.

O que sempre fez e fará a diferença em qualquer tipo de evento são as pessoas, diga-se de passagem que evento sem elas não acontece né, por isso é tão importante você humanizar o evento e criar um ambiente onde elas participem de maneira significativa.

O erro de muitas empresas não terem sucesso nos seus eventos é justamente por não desenhar ações com foco nas pessoas e com isso o planejamento do evento acaba não sendo tão assertivo, e consequentemente não geram essa conexão humanizada. 

Para resolver esse problema, traremos algumas perguntas para você responder e que te ajudarão a desenhar de forma assertiva o seu evento:

  • Quem são os stakeholders do evento?
  • Quem é a sua persona? Quais são os seus desejos e suas dores?
  • Qual a proposta de valor do seu evento? O que a pessoa ganha participando dele?
  • Qual o objetivo que a sua empresa quer alcançar através do evento?

Respondido às perguntas anteriores é hora de começar a pensar nas experiências imersivas do evento, para isso leve em consideração:

  • Criar momentos de interação com o público

Vá além do chat e das enquetes, você pode propor mesa-redonda com os próprios participantes, criar momentos de conexão entre eles, ou ainda dar oportunidade para que eles criem suas próprias salas de discussões dentro do evento, um bom exemplo disso é a nova funcionalidade do Zoom, o Immersive View, onde os participantes podem vivenciar a experiência de forma colaborativa e imersiva.

  • Criar gamificação no evento, incentivando o público a participar e interagir.

A gamificação pode ser no conteúdo, como por exemplo usar palavras-chave, ou então na interação entre os participantes ou os patrocinadores do evento, onde as pessoas podem acumular pontos e no final ter um ranking dos vencedores ou ainda criar um game do evento, onde cada etapa alcançada suba um nível. 

  • Criar conexões além das telas do computador, criando experiências híbridas.

Um bom uso dessa ação é, por exemplo, enviar um kit de boas-vindas ou um kit de Happy Hour do evento e junto o participante receber um card ou panfleto onde terá uma atividade em realidade aumentada como um vídeo ou ainda um acesso exclusivo por QR Code para uma palestra ou um material exclusivo para download. Ou ainda dentro do kit ser enviado os ingredientes para uma receita que poderá ser feita antes ou durante o evento, sendo guiado de forma coletiva por um chefe de cozinha para no final todos saborearem juntos.

  • Fazer uso de uma segunda tela para envolver ainda mais os participantes.

Essa opção é ótima para prender ainda mais a atenção dos participantes no evento, o celular pode ser essa segunda tela do evento, onde se pode ter um aplicativo exclusivo do evento ou usar aplicativos para fomentar a  comunidade e criar ações que envolvam ainda mais as pessoas, alguns exemplos são Slack, Discord e Telegram. O celular também pode ser usado como segunda tela para fazer traduções simultâneas ou ainda dar acessibilidade de libras ou audiodescrição para o público.

  • Usar os canais de comunicação como ativação do storytelling do evento.

Você pode usar os canais de comunicação, como por exemplo, sms ou e-mail para contar o que está por vir no evento, dando contexto para as etapas e mantendo o público imerso no que está por vir.

  • Criar pílulas de conteúdo exclusivo em formato de áudio para engajar o seu público.

Ter um podcast exclusivo do evento, com pílulas que podem ser entregues como um benefício extra e exclusivo para os participantes que atingirem um determinado nível do evento (se esse for o caso nossa sugestão é criar regras claras para não gerar insatisfação e consequentemente um efeito contrário), ou ainda se o evento for de vários dias você pode usar esta estratégia para gerar conteúdos extras como forma de bônus, ou uma entrevista de bastidores com os palestrantes ou ainda um espaço para responder as dúvidas feitas pelos participantes mas com um toque de humor, essas são algumas formas de criar experiência imersiva muito mais prazerosa no evento. 

Aqui a única regra que vale é usar a criatividade para alavancar o seu evento. O pulo do gato é estar atento a tudo que acontece à sua volta, como os feedbacks vindos do próprio público ou de ações criadas por outros setores que você pode aperfeiçoar e usar no seu evento.

5 Benefícios de criar experiências imersivas nos Eventos

Quando as ações são pensadas e alinhadas para criar experiências para o público, você consegue colher muitos resultados, iremos destacar 5 benefícios que essas experiências criam.

  1. Maior participação do público

Quando se envolve o público como parte principal do evento você ganha a sua atenção e isso aumenta o envolvimento e engajamento das pessoas que irão querer estar ali vivenciando aquela experiência.

  1. Redução de turnover dos participantes do evento

Sabe aquele relatório de métrica do evento onde mostra uma oscilação de entra e sai do evento? Bom, quando você cria experiências imersivas no evento é mais difícil que isso aconteça, já que o envolvimento do público se torna maior e com isso o participante não irá querer correr o risco de sair antes dos momentos determinados para pausa do evento, para não correr o risco de perder nenhuma atividade importante. 

  1. Maior retenção da experiência vivenciada

Uma experiência memorável é uma ação criada dentro do evento onde fica armazenado na memória do seu público, afinal tudo que é bom a gente quer guardar de recordação, não é mesmo. Experiências imersivas criadas de forma assertiva geram esse resultado, fazendo com que os participantes falem bem do seu evento para outras pessoas e até nas suas próprias redes sociais.

  1. Maior impacto do evento através das redes sociais

Experiências imersivas bem assertivas criam nas pessoas o desejo de compartilhar suas experiências, com isso o seu evento ganha maior visibilidade nas redes sociais gerando um desejo em quem não estava presente.

  1. Melhor custo x benefício em relação aos eventos presenciais

Se você colocar na ponta do lápis vai perceber que no evento digital você não terá os custos envolvendo transfer, passagens áreas, hospedagem e que o alcance do público pode ser muito maior no evento digital, por conta disso você poderá ter um maior benefício em relação ao custo do evento.

Investir em experiências imersivas nos eventos só trará resultados positivos para o seu evento, mas a escolha da melhor experiência vai depender muito das dores do seu público, por isso entender a persona do evento fará toda a diferença em tornar seu evento mais assertivo. 

Precisando de ajuda? Entre em contato com nossos especialistas e te ajudaremos a criar experiências imersivas memoráveis no seu evento.

Atendemos em todo o Brasil!

CNPJ: 30.682.847/0001-64

©2020 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.