Design Estratégico para desenhar eventos mais assertivos

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Os eventos corporativos são ferramentas poderosas tanto para as estratégias de marketing internas como externas das empresas. Por isso, utilizar o Design Estratégico torna muito mais assertivo e até fundamental para se ter êxito e alcançar o sucesso de qualquer planejamento.

Mas tenha ciência de que para aplicar o Design Estratégico na sua empresa é preciso que haja uma mudança de mindset da forma da qual você costumava organizar os eventos. 

Mas afinal o que é Design?

Cada vez mais é preciso ser um estrategista na hora de planejar os eventos, hoje iremos aprender os princípios básicos do Design e o conceito do Design Estratégico. Desta forma você terá mais clareza do que é o Design Estratégico e os benefícios que ele oferece para seus eventos.

Quero ressaltar que há diferenças entre um evento presencial para um evento online e que não basta apenas adaptar, é preciso criar estratégias para atingir as metas da empresa e impactar positivamente as pessoas. 

Para iniciarmos vamos falar sobre o princípio básico do Design. Muitas pessoas acham que o design é um desenho, mas o Design tem o papel de olhar de forma mais aprofundada para a persona e criar melhores processos, produtos, melhores lugares, para assim levar a um melhor desempenho.

Quando falamos de Design voltado para Eventos adaptamos os conceitos do Design Thinking + Design de Serviço.

O Design Thinking tem como abordagem identificar o problema e propor solução para ele, o foco é a experiência do consumidor, para isso é explorado a observação e a empatia para gerar insights quanto ao que as pessoas querem ou precisam. 

Um dos métodos mais conhecidos e usados em sessões de Design Thinking é o duplo diamante criado pelo Design Council a partir de pesquisas feitas com diversas empresas.

Esse diagrama sugere que para resolver um problema os designers passam por quatro fases:

1. Descobrir – Entender o problema, as pessoas e o contexto

2. Definir – Idealiza diversas opções de soluções (inclusive ideias loucas)

3. Desenvolver – Selecionar e prototipar uma ou mais ideias

4. Entregar – Testar a solução desenvolvida com clientes para ver se resolve o problema e entregar a solução (ou reiniciar o processo, caso o resultado aponte para esse caminho)

Já o Design de serviço é a abordagem de projetar a forma como as pessoas vão interagir com o serviço (pensando que eventos também é um serviço) e como ele será entregue para os clientes.

O Design Estratégico é mais que uma metodologia, é uma mentalidade, logo para implementá-lo é preciso mudar o mindset da equipe.

Quais os benefícios do Design Estratégico para os eventos?

Chegou a hora de visualizar os benefícios de utilizá-lo na construção do seu evento, mas saiba que se aplicado na construção do seu evento facilitará não só a gestão de informações como a compreensão das etapas que regem essa mentalidade.

O Design Estratégico vai além do pensamento criativo, envolve também a implementação e a garantia de que as ideias principais estejam sempre muito bem alinhadas às estratégias do negócio, como:

●     Direciona esforços para obter melhores resultados alinhados às necessidades do cliente.

● Ajuda toda a equipe a buscar um objetivo comum, trabalhando em conjunto.

● Torna os relacionamentos fortes como resultado, sempre alinhado com os objetivos do negócios.

● O pensamento estratégico pode promover uma estratégia de Design que levará a projetos adicionais, recomendações, amizades duradouras, criando assim uma comunidade fiel.

●     Explora com sucesso novas ideias inovando o modelo tradicional ou até mesmo trazendo ações diferenciadas de uma edição para outra.

Existem ferramentas para te ajudar neste processo, como por exemplo, o mapa de persona, o mapa de Stakeholders, mapa de empatia, pesquisa e validação, cocriação, entre outras. 

No Design Estratégico o foco é nas pessoas e nas suas dores, ou seja, naquilo que elas precisam, desenhar um evento desta forma gera não só mais empatia como também os esforços são direcionados para as suas necessidades, fazendo assim com que o evento gere valor para elas.

Saiba que não é tão comum às empresas estarem abertas para usar essas ferramentas, talvez porque muitas pensam que “em time que está ganhando não se mexe” ou porque já estão acostumadas com o processo interno de criação dos seus eventos, mas usar essas ferramentas faz com que você esteja aberto ao novo e isso já é um passo para criar eventos fora da caixa.

A MS Eventos já nasceu com essa cultura de fazer os eventos serem memoráveis, e usar essas ferramentas só ajuda nesse processo. Se sua empresa está cansada da mesmice e quer inovar, chegou a hora de conhecer e aplicar na construção dos seus eventos, envie uma mensagem para gente e teremos o prazer de te ajudar nesta caminhada.

Atendemos em todo o Brasil!

CNPJ: 30.682.847/0001-64

©2020 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.