Curadoria é um assunto muito importante para todos aqueles que estão organizando eventos, seja o nicho que for o evento é preciso ter em mente que você precisará ter um profissional responsável por buscar o melhor palestrante que se enquadre na temática proposta do seu evento.
O que é curadoria?
É o processo de organização, cuidado e montagem de um conteúdo que será exposto no evento por meio de palestras, painéis, linha do tempo do evento, etc. O profissional responsável pela curadoria irá precisar garimpar o conteúdo de forma que através dele seja entregue valor para os participantes.
Independente do formato e tema do evento é preciso que o conteúdo seja claro e sucinto para que seja de fácil compreensão, lembrando sempre de manter uma ordem, ou seja, começo, meio e fim.
Bill Gates, em 1996, disse a frase: “Conteúdo é rei”, e continua sendo uma verdade até os dias de hoje, uma das ações que mais entrega valor nos eventos online é o conteúdo, por isso busque exibir conteúdos valiosos e que realmente sejam do interesse do seu público.
Segundo pesquisa realizada em 2020 o aumento nos eventos online foi de 25%, por isso se sua empresa ainda não criou nenhum evento para o ambiente online está na hora de marcar presença, pois esta demanda tende a crescer, aqui você encontrará 8 dicas para planejar sua próxima experiência online.
Sobre tudo é preciso ter em mente que seu evento precisará entregar qualidade, originalidade para que de fato engaje o público e torne a experiência única e memorável para os participantes.
Como fazer uma boa curadoria?
O ponto de partida para se fazer uma boa curadoria é entender quais dores o seu evento está se propondo a resolver, para então buscar no mercado qual o profissional que domina aquele tema e de que forma é apresentado suas ideias, ou seja, se é de forma clara e compreensível para o público.
Algumas etapas:
- Achar: Identificar o nicho
- Selecionar: filtrar a qualidade, desempenho da fala, da apresentação e da clareza de ideias.
- Engajar o público: apresentando o palestrante do evento, suas competências e trajetórias.
- Monitorar: O desempenho por meio do feedback dos participantes
Existem diversos palestrantes que abordam um mesmo tema, como então saber qual a melhor palestra para atender ao seu evento, neste bate papo feito com o Wendell Guimarães, CEO da Talkstars, trazemos dicas para serem aplicadas neste processo de curadoria.
Por fim, mas não menos importante, monitore o desempenho por meio do feedback dos participantes, esse será um ótimo termômetro para saber o quanto aquele determinado conteúdo engajou ou não o seu público.
Conclusão
É preciso ter um olhar apurado para o conteúdo que seu evento online irá apresentar, pois a reputação da sua marca estará atrelada a qualidade do palestrante e consequentemente do conteúdo apresentado.
Vale lembrar também que no mundo online tudo é muito rápido e o evento online compete com diversas atividades, sejam porque chegou um e-mail ou uma mensagem instantânea, ou até por conta de atividades externa do dia a dia do participante, como cachorro latindo a criança chamando, por isso invista tempo em não apenas ganhar a atenção dele como vá além, faça valer a pena ele estar ali, dedicando o seu tempo naquela experiência.
Quer receber mais dicas de como tornar seu evento online memorável? Inscreva-se em nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos que lhe ajudarão nesta jornada!