Curadoria para eventos online. Entenda o processo que será preciso trilhar.

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Curadoria é um assunto muito importante para todos aqueles que estão organizando eventos, seja o nicho que for o evento é preciso ter em mente que você precisará ter um profissional responsável por buscar o melhor palestrante que se enquadre na temática proposta do seu evento.

O que é curadoria?

É o processo de organização, cuidado e montagem de um conteúdo que será exposto no evento por meio de palestras, painéis, linha do tempo do evento, etc. O profissional responsável pela curadoria irá precisar garimpar o conteúdo de forma que através dele seja entregue valor para os participantes.

Independente do formato e tema do evento é preciso que o conteúdo seja claro e sucinto para que seja de fácil compreensão, lembrando sempre de manter uma ordem, ou seja, começo, meio e fim.

Bill Gates, em 1996, disse a frase: “Conteúdo é rei”, e continua sendo uma verdade até os dias de hoje, uma das ações que mais entrega valor nos eventos online é o conteúdo, por isso busque exibir conteúdos valiosos e que realmente sejam do interesse do seu público.

Segundo pesquisa realizada em 2020 o aumento nos eventos online foi de 25%, por isso se sua empresa ainda não criou nenhum evento para o ambiente online está na hora de marcar presença, pois esta demanda tende a crescer, aqui você encontrará 8 dicas para planejar sua próxima experiência online.

Sobre tudo é preciso ter em mente que seu evento precisará entregar qualidade, originalidade para que de fato engaje o público e torne a experiência única e memorável para os participantes.

Como fazer uma boa curadoria?

O ponto de partida para se fazer uma boa curadoria é entender quais dores o seu evento está se propondo a resolver, para então buscar no mercado qual o profissional que domina aquele tema e de que forma é apresentado suas ideias, ou seja, se é de forma clara e compreensível para o público.

Algumas etapas:

  1. Achar: Identificar o nicho
  2. Selecionar: filtrar a qualidade, desempenho da fala, da apresentação e da clareza de ideias.
  3. Engajar o público: apresentando o palestrante do evento, suas competências e trajetórias.
  4. Monitorar: O desempenho por meio do feedback dos participantes

Existem diversos palestrantes que abordam um mesmo tema, como então saber qual a melhor palestra para atender ao seu evento, neste bate papo feito com o Wendell Guimarães, CEO da Talkstars, trazemos dicas para serem aplicadas neste processo de curadoria.

Por fim, mas não menos importante, monitore o desempenho por meio do feedback dos participantes, esse será um ótimo termômetro para saber o quanto aquele determinado conteúdo engajou ou não o seu público.

Conclusão

É preciso ter um olhar apurado para o conteúdo que seu evento online irá apresentar, pois a reputação da sua marca estará atrelada a qualidade do palestrante e consequentemente do conteúdo apresentado.

Vale lembrar também que no mundo online tudo é muito rápido e o evento online compete com diversas atividades, sejam porque chegou um e-mail ou uma mensagem instantânea, ou até por conta de atividades externa do dia a dia do participante, como cachorro latindo a criança chamando, por isso invista tempo em não apenas ganhar a atenção dele como vá além, faça valer a pena ele estar ali, dedicando o seu tempo naquela experiência.

Quer receber mais dicas de como tornar seu evento online memorável? Inscreva-se em nossa newsletter e receba em primeira mão conteúdos que lhe ajudarão nesta jornada!

Atendemos em todo o Brasil!

CNPJ: 30.682.847/0001-64

©2020 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.