Nesta nova série irei te ajudar no passo a passo para organizar um evento online. Para começarmos iremos falar sobre a diferença entre público-alvo x persona.
Neste artigo você encontrará:
-O que é público-alvo e quais dados você precisa coletar para definir além de exemplo prático.
-O que é persona e quais outras informações é importante para definir a persona.
-Passo a passo para gerar a persona.
-Dica e ferramenta gratuita.
-3 maneiras de como definir sua persona quando não se tem uma base de dados.
Você precisa ter em mente que os eventos em geral, assim como os eventos online são feitos de pessoas para pessoas, embora os eventos online tenham suas particularidades o primeiro passo é conhecer para quem você está planejando o evento, pois todos os próximos passos dentro do planejamento vão depender da definição desta primeira etapa, por isso é preciso investir tempo para ser assertivo em seu evento.
O público-alvo é a forma mais ampla de definir a classe social, econômica e demográfica, geralmente você irá extrair informações como:
- estado civil;
- formação;
- gênero;
- hábitos de compra;
- idade;
- profissão; e
- região do país.
Vamos a um exemplo prático: mulheres, de 35 a 42 anos, formação superior, com renda mensal entre R$ 10 mil a R$ 20 mil, solteiras, moradoras da região Sudeste e que fazem compras recorrentes de lojas de grife;
Já a persona é a forma mais detalhada, ou seja, é o perfil ideal para o seu evento.
Além de você definir os itens levantados no público-alvo, é preciso coletar mais informações para definir a persona.
Este processo o trabalho é semelhante a de um pesquisador, onde será feito algumas perguntas para entender melhor o que a persona, pensa, sente, fala, escuta.
Algumas perguntas para lhe ajudar neste processo:
-Quem é o seu potencial cliente?
-Quais atividades mais comuns ele realiza?
-Que tipo de assunto interessa esta persona em relação ao seu evento?-Quais seus desafios e obstáculos?
-Que tipo de informação é consumido por essa persona e por meio de qual canal?
-Quais são os seus objetivos, suas dificuldades e seus desafios?
-Como o seu evento online poderá ajudá-la?
Dê um nome para esta persona, defina a idade, isso irá facilitar a aproximação dela com o seu evento.
Passo a passo para gerar a persona
Em um evento temos diversos tipos de personas ou stakeholders envolvidos, como por exemplo: os participantes, os palestrantes, os fornecedores, o cliente (que é quem está pagando a conta), os colaboradores da empresa, os patrocinadores e os apoiadores do evento.
Partindo da premissa que você já sabe quem são os stakeholders do evento, você precisa focar em um ou dois tipo de persona para criar uma representação dela. A melhor forma de definir esta persona é você focar em uma pessoa real, que você conheça e que tem a ver com o seu evento, à partir daí você conseguirá de forma mais fácil extrair estas informações.
Dica importante: o seu evento precisa resolver a dor desta persona, pensando desta forma você conseguirá direcionar todas as ações e comunicações voltadas para entregar valor para o participante do seu evento.
Uma ferramenta gratuita para lhe ajudar a definir a persona é O fantástico Gerador de Personas da Rock Content.
E se é a primeira vez que irei realizar um evento online e não tenho uma base de dados?
Vou te dar 3 maneiras de como definir sua persona:
- Ouça a dor das personas em eventos do mesmo setor que o seu como referência para analisar as estratégias que estão sendo usadas e aprimorar no seu evento online. Os chats dos eventos tem informações valiosíssimas do que as pessoas estão buscando, suas dores, dificuldades.
- Outra ferramenta que você pode usar é realizar pesquisa, com perguntas quantitativas e qualitativas que irá gerar informações aprofundadas, relevantes e específicas.
- Google Analytics, se sua empresa já tem um site ou blog, esta ferramenta irá te ajudar a entender o perfil e o tipo de conteúdo que os seus visitantes têm buscado.
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