Como realizar um evento Online?

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

8 dicas para planejar um evento online

Existem características diferentes na hora de planejar um evento presencial de um evento online. Neste artigo você encontrará 8 dicas para planejar sua próxima experiência online. Assim como numa receita de bolo é preciso seguir uma ordem de qual ingrediente colocar em primeiro, em segundo e assim por diante até chegar no fermento que é o último item da receita de um bolo, não é diferente em um planejamento para um evento online, seguir estas oito dicas ajudará seu bolo (ops. o seu evento) atingir o ponto certo da estratégia da sua empresa.

Dica 1 – Persona

Defina quem é a persona do seu evento. É necessário você pensar quem é a persona, quais as suas dores, suas frustrações e seus medos para identificar se o seu evento está resolvendo a dor dela.

Dica 2 – Objetivos

Quais os objetivos do evento? Onde sua empresa quer chegar através deste evento?
É preciso colocar no papel os objetivos, aconselho a limitar em dois ou no máximo em três, já que as ações futuras do evento levarão em conta os objetivos traçados, por isso a importância de deixar claro quais são, não siga para a próxima dica sem definir os objetivos. Realizar um evento pode ser muito trabalhoso e você não quer chegar no final e ficar perdido sem saber se funcionou ou não todo o esforço empregado na organização do seu evento online, não é mesmo?

Dica 3 – Metas

Quais as metas que a sua empresa tem através deste evento?
Metas e objetivos não são iguais, por isso enquanto nos objetivos você definiu quais as intenções que sua empresa tem no evento online, nas metas você definirá qual o prazo para alcançá las.

Dica 4 – Estrutura

Pense em toda a estrutura do seu evento, o que você irá precisar dentro do ambiente online para gerar engajamento nos seus stakeholders? Você irá precisar de chat, enquetes, salas de reuniões, o evento terá apenas uma sessão ou sessões paralelas?É preciso definir todas as ações que o evento irá precisar dentro do ambiente para depois pensar em qual plataforma contratar.

Dica 5 – Plataformas de Eventos

Vejo as pessoas fazendo sempre a mesma pergunta: Qual plataforma usar? O ponto mais importante aqui não é se prender em qual a melhor plataformas para os eventos online e sim qual irá atender as necessidades do seu evento. É difícil indicar apenas uma pois no mercado existem diversas plataformas e cada uma poderá oferecer experiências diferentes, o que você precisa ter em mente é qual a estrutura seu evento para daí partir para a escolha da plataforma. Se você precisa se aprofundar nesta fase te indico o eBook: Estruturas e Plataformas para Eventos Online que escrevi em parceria com a Patricia, lá você terá informações mais detalhadas onde conseguirá ter maior clareza destas duas etapas essenciais para gerar o engajamento e os dados para o evento.

Dica 6 – Roteiro

É hora de definir o roteiro, lembrando que o evento precisa ter começo, meio e fim. Como será a recepção do evento, a abertura das dinâmicas, a apresentação dos palestrantes, o momento de interação com o público, além de pensar quem fará o que durante o evento. Toda a equipe precisa estar alinhada com o roteiro do evento, nada de improvisos ou deixar a equipe às cegas, pois disso dependerá o sucesso do seu evento.

Dica 7 – Comunicação

Quais canais de divulgação você irá divulgar seu evento?É preciso você escolher o canal onde a sua persona esteja. A linguagem precisa estar de acordo com a sua persona, assim como as peças de comunicação, para que quando a comunicação chegar no seu público ela faça sentido para a sua persona e ela sinta que realmente precisa fazer parte do seu evento.

Dica 8 – Mensure os resultados

Nesta fase você conseguirá medir os resultados se você tiver definido os objetivos e as metas do evento, desta forma ficará muito mais fácil entender se houve êxito ou não de tudo o que foi planejado anteriormente.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário que responderei. E aproveita para me seguir nas minhas redes sociais. Vamos juntos transformador os eventos online em experiências memoráveis.

Atendemos em todo o Brasil!

CNPJ: 30.682.847/0001-64

©2020 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.