Um levantamento feito pelo Sebrae, em abril de 2020, mostra que a pandemia do coronavírus afetou 98% do setor de eventos. O impacto provocado pela Covid-19 também fica evidente observando o faturamento do setor. Em comparação ao mês de abril do ano passado, 62,5% dos entrevistados acreditam na redução de 76% a 100% do faturamento em abril deste ano.
Já se passou um ano e meio desde o início da pandemia causada pelo Covid-19 e muitas empresas ainda estão poupando verbas de marketing aguardando o novo normal. Outras empresas começaram a investir em live e webinar mas ainda não deram um passo importante para profissionalizar seus eventos.
Isso muitas vezes acontece pois se vende uma ideia de que evento online é mais barato que evento presencial, e aqui há dois pontos a serem considerados, os eventos podem ou não ser mais baratos.
Sim, se comparado ao número de participantes e redução de despesas como hospedagem, alimentação, transfer, aéreo entre outros serviços necessários em um evento presencial.
Não, se comparado às tecnologias que serão utilizadas durante o evento, quais os recursos necessários para criar uma boa experiência no para os participantes.
Neste artigo falamos mais sobre esse assunto e os custos de um evento online.
O ponto principal é que investir em eventos de forma estratégica trazem muitos benefícios para a empresa que está promovendo, por isso é importante criar experiências pensando em cada detalhe, a começar pela concepção do evento, entendendo quem é o público, suas dores e como o evento se propõe a resolver.
Feito a primeira etapa é hora de planejar o evento, entendendo os custos e recursos que serão necessários para execução. Por fim, é hora de tirar o projeto do papel, contando com bons fornecedores comprometidos em tornar a experiência memorável.
Durante o evento é preciso se atentar aos detalhes, não somente no front mas nos bastidores do evento também, dando suporte para os palestrantes, o MC que conduzirá o evento, o público em geral, entre tantos os detalhes importantes.
Para um futuro cada vez mais próximo fica provado que os recursos e alcance de um evento online serão essenciais para desbravar novos públicos, por isso cada vez mais o mercado de eventos corporativos tende a ser híbrido, que é justamente a junção de pessoas em um espaço físico e também em um espaço digital.
O desafio será muito maior do que estamos vivenciando hoje, pois na sua maioria os eventos híbridos estão acontecendo em estúdio, com pouquíssimas pessoas presenciais e o público remoto.
São Paulo e Rio de Janeiro já anunciaram a retomada dos eventos, claro seguindo todas as medidas de prevenção, com essa notícia mas do que nunca será necessário criar estratégias diferenciadas para o público que participa presencial e para o público que participa online, criando assim novas possibilidades.
Ter uma consultoria de eventos auxiliando em todas as etapas é de suma importância, já que esses especialistas tendem a ter uma visão mais ampla e um Know-how sobre as várias possibilidades que cada particularidade de eventos traz e poderá conduzir de forma mais assertiva o evento.
Se sua empresa precisa de auxílio para criar experiências memoráveis em cada etapa dos eventos internos ou externos, conte conosco nesta jornada!