Série: Planejando Eventos Online – Parte 6

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Hoje falaremos sobre Mensurar os Resultados do Evento Online. Esta é uma série que vai te ajudar no passo a passo para planejar um evento online. Se você perdeu os artigos anteriores você pode ler aqui.
Neste artigo você encontrará informações de:

-Por que é tão importante mensurar os resultados? -Quais ferramentas usar para mensurar os resultados?-Outras formas de mensuração

Por que é tão importante mensurar os resultados?

Somente quando fazemos esta mensuração é que conseguimos entender melhor os resultados do evento. Afinal, nenhum evento é realizado apenas por realizar, ele sempre terá objetivos para serem alcançados, por isso a importância de cruzar os objetivos e metas para nessa fase mensurar se as ações foram ou não positivas e o que melhorar na próxima edição.

Quais ferramentas usar para mensurar os resultados?

Existem diversas ferramentas que podem ser usadas nesta etapa, como ROI, KPIs NPS e OKRs, a escolha dela vai depender do objetivos e metas traçados. Para ajudar a entender melhor como cada uma pode ser usada iremos falar sobre estas 4 ferramentas e trazer alguns exemplos de como aplica-las.

1. ROI – Retorno sobre o Investimento
O ROI é a ferramenta que quantifica o resultado, nela é possível entender quanto foi investido e quanto se obteve de resultado, seja em reais ou porcentagem.
Exemplo:
ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicialPor exemplo, se o ganho obtido foi de 500.00 reais e o investimento inicial foi de 100 reais, então: (500 – 100) / 100 = 4%Isso significa que o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial. Para estabelecer a ROI em forma de porcentagem, multiplica-se o resultado do cálculo acima por 100. No exemplo citado, o retorno sobre investimento foi, então, de 400%.
2. KPIs (Key Performance Indicator)
Estão focados em como a organização é sendo realizada, medindo seu desempenho e se estão conseguindo cumprir para então atingir os objetivos determinados), formas de medir:

  • Taxa de Conversão: Total de Vendas ÷ Total de Visitas ao site
  • Tíquete-Médio: Total de Receita ÷ Total de Vendas
  • Índice de engajamento: Total de visitantes que interagiram com a página ÷ Total de visitantes
  • Índice de influência social: Total de posts “curtidos” ou “retuitados” ÷ Total de posts publicados

3. NPS (Satisfação do cliente)
O NPS é classificado através de uma pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nosso evento para um amigo?” A fórmula é simples:Net Promoter Score = % PROMOTORES – % DETRATORES = %NPS.Com base nas notas de 0 a 10, os clientes serão classificados em 03 formas:

  • Notas de 0 a 06 – Detratores – São as pessoas que criticam o evento e jamais voltariam a participar, exceto em situações extremas.
  • Notas de 07 e 08 – Neutros – São aqueles participantes que participaria que não são leais ao evento.
  • Notas de 09 a 10 – Promotores – São todas as pessoas que passaram a ter uma vida melhor depois do evento , são leais e oferecem feedbacks positivos e entusiasmados para os amigos.

Feito esta primeira parte é preciso identificar em qual zona de classificação o cliente está. Está identificação será de acordo com as notas obtidas para então classificar o evento em 4 Zonas que exemplificam o quão bem o evento está em relação a satisfação de clientes. As zonas são:

  • Zona de Excelência – NPS entre 76 e 100
  • Zona de Qualidade – NPS entre 51 e 75
  • Zona de Aperfeiçoamento – NPS entre 1 e 50
  • Zona Crítica – NPS entre -100 e 0

4. OKRs (Objectives and Key Results)
O OKR é um processo simples, de verificar o objetivo e resultado, desta forma é possível criar alinhamento com o time para que todos andem na mesma direção, com prioridades claras, em um ritmo constante.

Exemplo:Objetivo: Criar uma Experiência Incrível para o participanteKey Results:

  • Melhorar o NPS de 50 para 60.
  • Aumentar a taxa de recompra de 100 para 150.
  • Manter o Custo de Aquisição do Cliente abaixo de 250,00 reais. (CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos)

Outras formas de mensuração

  • Pode ser mensurado através dos resultados como: quantidade de check-in x inscritos, participação nas enquetes e chat, número de comentários, pesquisa pós evento, etc.
  • Comentários no chat, pedidos de informações, discussões, número de clicks no CTA buttons (ação proposta aos participantes durante o evento)
  • Monitorar o afeto da pessoa com o evento para entender qual a opinião/perspectiva registrado no chat, redes sociais. Dica: Crie uma hasgtag do evento para monitorar
  • Probabilidade da pessoa retornar para uma segunda edição ou de trazer amigos e familiares para o evento, novos leads, número de envolvimento dos participantes com as marcas / patrocinadores /parceiros do evento (até para entender qual teve maior ativação e relevância para os participantes)

Mensurar os resultados só ajudará nas estratégias da sua empresa, mas para que o resultado positivo aconteça reforço que é preciso definir as etapas anteriores que abordamos nesta série, isso ajudará você ter maior clareza do seu evento online.

Chegamos ao fim da série: Planejando Eventos Online, mas te convido a seguir nosso Linkedin e Instagram para receber muito mais conteúdos que te ajudará a criar eventos memoráveis! Sejam presenciais ou online.

Atendemos em todo o Brasil!

CNPJ: 30.682.847/0001-64

©2020 by MS Eventos. Todos os direitos reservados, proibida reprodução total ou parcial sem autorização.